APS System

Cronograma de Obra: 5 passos para otimizar tempo

Nosso Telefone

+55 21 99624-0266

O desenvolvimento de uma obra de construção civil envolve uma série de fatores, como planejamento, coordenação, execução na obra e monitoramento de suas fases. Isso com o objetivo de torná-la mais eficiente e ser, assim, desenvolvida dentro do tempo estabelecido/esperado.

No entanto, uma forma de otimizar a realização de uma obra é adotando alguns passos em seu cronograma de obra. Abaixo segue cinco dicas importantes que devem ser aplicar para atender com eficiência a expectativa do seu cliente.

1-Faça o planejamento da obra

A primeira ferramenta necessária para garantir a otimização do tempo na execução da obra é o planejamento. Trata-se de um instrumento de gestão que estrutura a execução do projeto e, com base nisso, estabelece uma série de atividades capazes de fazer com que tal projeto seja concebido dentro de um tempo esperado.

É com base no planejamento que se pode determinar quais serão as etapas necessárias na execução de uma obra/empreendimento, bem como contratar recursos humanos qualificado e equipamentos e o que mais for necessário para garantir que o projeto seja entregue dentro do tempo estabelecido.

Além disso, o planejamento orienta o gestor da obra, fazendo com que ele saiba o que fazer, como fazer e quais meios utilizar para garantir o planejado. O planejamento também permite ao gestor saber exatamente o “status” que se encontra o andamento da obra/empreendimento, de maneira que podemos se a entregará ou não dentro do tempo estabelecido. Ciente disso, o responsável pode tomar medidas capazes de garantir os prazos previstos no planejamento.

Nota-se claramente que o planejamento é uma ferramenta de gestão que pode otimizar o tempo de execução de uma obra e, assim, garantir melhores resultados, de uma forma geral.

2-Monte um “Checklist”

Assim como o planejamento, a “checklist” se apresenta como uma ferramenta de fundamental importância para o gestor que busca otimizar o tempo de realização de seus projetos e, assim, garantir que as expectativas em torno deles sejam alcançadas.

Contudo, o “checklist” só pode ser concebido quanto é feito o planejamento, ferramenta que guiará o desenvolvimento da obra/empreendimento garantindo que o gestor da obra fique por dentro dos pormenores, ou seja, de tudo aquilo que precisa ser executado para garantir que a obra/empreendimento alcance os seus objetivos de forma mais rápida e eficiente.

A “checklist” contém não apenas as ações que devem ser tomadas, mas também os materiais que devem ser comprados, bem como os serviços que devem ser contratados. Tudo isso dispostos dentro de um cronograma de execução.

Essa solução é a ferramenta certa para quem busca otimizar o tempo de realização de obra e, assim, garantir que as metas traçadas sejam alcançadas com maior velocidade.

3-Monte um “Checklist” Monitorar a execução da Obra/Empreendimento

Não menos importante que desenvolver o planejamento da obra, bem como uma “checklist” das atividades que precisam ser feitas, é monitorar a execução da obra/empreendimento, pois nem tudo que está na teoria é de fato levado a cabo no plano prático.

Por isso, acompanhe de perto o desenvolvimento da obra, para garantir que suas etapas sejam concluídas dentro do prazo estabelecido.

Por exemplo, a execução de uma obra de construção civil é feita em etapas, primeiro, é feita, por exemplo, a fundação da obra para depois construir, progressivamente, os pavimentos. Por fim, é realizado o acabamento da obra, de maneira a garantir que ela consiga desenvolver um efeito estético agradável.

Portanto, cada etapa dessa deve ser monitorada, para que assim o responsável não apenas veja se estão sendo finalizadas dentro do tempo estabelecido, mas também se estão sendo realizadas com a qualidade que se espera.

4-Pense na Logística dos Suprimentos

Outro passo essencial que deve levar em consideração diz respeito à logística de suas compras (materiais/equipamentos). Como sabemos, as compras são uma etapa fundamental no processo de planejamento de uma obra/empreendimento. A ela deve ser dada atenção especial para que as coisas ocorram dentro do tempo planejado.

Por isso, antes de efetuar as compras de sua obra/empreendimento, procure realizar uma ampla pesquisa com a intenção de encontrar fornecedores/fabricantes que contem com uma logística que dialogue positivamente com o planejamento que estabeleceu para dar início à execução de sua obra/empreendimento

De nada adianta, por exemplo, estabelecer um planejamento com datas ou prazos certos para a finalização de etapas de sua obra/empreendimento se o fornecedor/fabricante não é capaz de entregar os materiais/equipamentos dentro do prazo esperado.

Desse modo, podemos dizer que a escolha dos fornecedores/fabricantes certos é uma condição fundamental para que a sua obra consiga ser realizada dentro do prazo esperado.

5-Encontre uma comunicação clara e objetiva no âmbito de sua obra

Por fim, como último passo, não ignore o processo de comunicação de seu projeto. A comunicação é o processo pelo qual se busca garantir que haja harmonia entre uma ou mais pessoas, com a intenção de fazer com que elas se unam para alcançar objetivos que foram estabelecidos.

No âmbito de uma obra/empreendimento, existem diversos públicos, como funcionários, gestores e fornecedores, fabricantes por exemplo. Para que todos entendam seu papel na construção da obra, é fundamental que os gestores deixem claro quais são suas atribuições, principalmente para os funcionários. Além disso, devem se colocar sempre à disposição para resolver quaisquer dúvidas, pois, dessa maneira, é possível fazer a obra desenvolver-se com eficiência e dentro do prazo estabelecido.

Como podemos visualizar, existem maneiras inteligentes para garantir que o seu cronograma de obra seja um sucesso, fazendo você desenvolver um projeto não apenas de forma eficiente e produtiva, mas com otimização de tempo.  Agora que conhecemos esses passos, que tal adotá-los em sua empresa?