APS System

Lean Construction

Nosso Telefone

+55 21 99624-0266

Os princípios para implementar o “Lean Construction” e otimizar processos da execução de Obras/Empreendimentos destacamos os do subitem 2:

  1. Construção enxuta versus construção tradicional
  2. Os princípios do “Lean Construction”
    1. Eliminar o que não acrescenta
    2. Agregar valor à construção
    3. Diminuir a variabilidade
    4. Otimizar o tempo
    5. Tornar processos transparentes
  3. “Lean Construction” e a tecnologia móvel (TI)

Lean Construction é o termo oficial em inglês para designar um processo de construção enxuta. 

O objetivo é agir considerando questões sustentáveis. Isso significa evitar desperdícios com matéria prima, retrabalho/refazimentos, tempo e dinheiro, consequentemente o que aumenta a produtividade, melhorando a qualidade
das entregas e gerando mais eficiência na rotina de obra.

A abordagem do “Lean Construction” inclui a aplicação dos princípios do pensamento “clean” para o ambiente de construção. A gestão da produção requer à adoção de ferramentas, como procedimento do ciclo PDCA cuja termologia tem origem no inglês Plan, Do, Check, Act que corresponde (Planejar, Executar, Verificar, Agir) e representa um ciclo, no qual cada etapa contribui para a melhoria contínua de um ou mais processos conforme abaixo:

  • Planejar
    A etapa de planejamento começa com a identificação da questão a ser tratada. Nesta fase são determinados os parâmetros a serem aprimorados e as estratégias para tal. Identificadas as deficiências e as possíveis soluções, definimos os prazos e, claro, o orçamento. Não esquecendo de que prazo, custos e segurança são fatores primordiais, especialmente na indústria da construção. Um bom planejamento pode ser determinante para o desempenho da obra.
  • Executar
    Nesta etapa entra em ação tudo o que foi planejado e a organização será sua grande aliada. Mantenha um controle rigoroso do que está sendo comprado, alugado, contratado e entregue.
    O cronograma e o orçamento devem ser seguidos com a maior precisão possível e, quando necessário, podem ser feitos ajustes de maneira que o resultado final não seja afetado. Aproprie o máximo de dados e documentos para não deixar escapar nenhum detalhe. É importante ter em mente de que maneira os dados obtidos serão úteis na fase de verificação de resultados.
  • Verificar
    Todas as informações que você obteve são utilizadas para verificar se os objetivos foram alcançados. O prazo foi cumprido? O orçamento foi respeitado? As melhorias propostas na etapa de planejamento foram concretizadas? Durante a checagem é feito um comparativo entre o que foi previsto e o que foi realizado, e também se verifica o atendimento aos padrões de qualidade.
  • Agir
    Complemento à verificação, são tomadas ações para corrigir eventuais falhas do processo. Também nessa última etapa, as soluções que foram implementadas com sucesso são padronizadas e passam a fazer parte do procedimento habitual da empresa que devem ser guardadas em seu histórico de obras. Essa fase representa o fechamento de um ciclo e o início de outro. Não se esqueça de que o processo PDCA deve ser contínuo.

Nesse sentido, a metodologia congrega conceitos de TQM (Total Quality Management, ou Gestão da Qualidade Total), JIT (Just in Time ou na hora certa), significando ser responsável por buscar a precisão da cadeia de produção, encaixando as operações e as execuções de acordo com o nível de demanda. Tudo deve ocorrer no seu devido tempo, nem antes, nem depois. Essa metodologia evita o estoque parado e o desperdício de matéria-prima, entre outros modelos. Devendo sempre pensar em como é possível aumentar a performance dos projetos de construção civil e, ao mesmo tempo, esquivar-se de tantos desperdícios.

Construção enxuta versus construção tradicional

Basicamente, a principal distinção entre os dois tipos de construção é conceitual. A forma como cada um enxerga o processo é diferente.

  1. A Forma Tradicional, os processos são divididos em subprocessos.
  2. O Lean Construction, separamos as atividades que realmente agregam valor das que não agregam.

A ideia central é manter somente o que é importante para o bom andamento do projeto, eliminando ações desnecessárias.

O fundamental é ter uma visão geral sobre as atividades que agregam valor e as que não. O pensamento enxuto pretende eliminar todo e qualquer desperdício e, portanto, retirar ações como movimento, fluxo de materiais e
espera do seu processo.

Desperdícios podem por exemplo estar relacionados a:

  • defeitos e falhas,
  • produção em excesso,
  • processamento inadequado,
  • transportes ou ações desnecessárias,
  • estoque parado,
  • tempo de espera ou habilidades dos profissionais envolvidos.

Os princípios do “Lean Construction”

São cinco os princípios básicos que servem como guia para essa transformação da maneira de operar durante o andamento de projetos de construção:

1 – Eliminar o que não acrescenta –

O foco é a construção enxuta que significa que é preciso cortar o
desnecessário. Pense que todo projeto funciona através de processos distintos. A ideia, ao adotar o “Lean Construction”, é otimizar esse passo a passo, tornando o fluxo de trabalho mais direto.

2 – Agregar valor à construção –

Este é um princípio que está diretamente relacionado às necessidades e às expectativas do cliente perante a Empresa. Com base nisso, de que forma é possível dar um passo além e agregar mais valor à construção?

Conhecer o seu público-alvo a fundo é uma das maneiras mais inteligentes de proporcionar experiências únicas e significativas ao cliente. Desta forma a Empresa adquire diferencial realmente competitivo frente ao mercado. Na prática, é fazer pesquisas de mercado antes, durante e após a entrega da Obra/Empreendimento.
Assim, é indicado que você considere tudo a saber por exemplo:

A área da construção, os costumes, a faixa etária e as preferências dos moradores locais para aumentar o valor do produto, de acordo com o que esperam. É importante comunicar as descobertas a todos os profissionais, para que essas pessoas estejam na mesma página e caminhem rumo a um objetivo comum.


3 – Diminuir a variabilidade

A construção civil lida com altos índices de imprevistos. Para profissionais da área, não existe fórmula mágica. Cada tipo de projeto contém as suas particularidades, os seus prazos de conclusão, a sua disponibilidade de maquinário, a sua contratação de mão-de-obra e as suas condições locais. Nem sempre é possível fugir de algumas incertezas.

Adotar certos padrões para um melhor aproveitamento do tempo e uma redução do desperdício durante as mais variadas
etapas da obra.  Por exemplo optar por blocos pré-fabricados e usar um sistema único para instalações elétricas e hidráulicas são ações típicas do “Lean Construction”. Devemos realizar o treinamento de colaboradores, para que adotem os mesmos padrões adotados pela construtora. Com base nas informações claras sobre o sequenciamento das tarefas, elimina-se falhas na comunicação e incidência de retrabalho.

4 – Otimizar o tempo

Tornar a construção mais enxuta significa fazer mais, em menos tempo. O objetivo é criar um ambiente mais produtivo, sem desperdícios.

O princípio do “Lean Construction” tem como objetivo manter-se em espera para que nada seja feito ou entregue até a etapa necessária – ou na qual exista tal demanda. É necessário reduzir o tempo de ciclo quando possível. Concentrar os esforços da produção em lotes menores, eliminando interdependências entre as atividades e planejando de forma que as coisas possam acontecer paralelamente.

5 – Tornar processos transparentes

Quanto mais transparente for a gestão de obras em todas as etapas da construção, mais simples será a comunicação entre as partes e menores serão os índices de falhas. Aplicar transparência às ações significa estar em constante busca de melhorias e aperfeiçoamento. O que é possível fazer para melhorar a troca de informação entre os envolvidos no projeto? Como garantir a simplicidade, remover obstáculos e reduzir atritos?

Deve-se sempre pensar no básico. Envolver todos em reuniões de repasse, remover os obstáculos visuais do canteiro e deixar sempre um canal de comunicação aberto.

A maximização do valor, a eliminação dos desperdícios e a criação de um fluxo de trabalho mais suave e confiável fazem do “Lean Construction” um método repleto de vantagens para a empresa. Aumenta as margens de lucro e, simultaneamente, contribui para a reputação social que a empresa poderá nutrir – visto que é uma iniciativa mais sustentável e ecológica.

“Lean Construction” e a tecnologia móvel

O nível de otimização do “Lean Construction” requer que o trabalho seja realizado por meio de cadeias de suprimento integradas e complexas, proporcionando resultados de alto nível.

Usar tecnologias com funcionalidade móvel (computadores e dispositivos digitais para atuação em tempo real) é importante o apoio da área de TI (Tecnologia da Informação) da Empresa porque tem como resultado uma grande vantagem para a coordenação da obra torna-a facilitada pois têm por base, informações e recursos altamente confiáveis, obtendo-se, em tempo real, os dados que são utilizados nos dispositivos dos profissionais que atuam no canteiro de obras, possibilitando correções de desvios e tomadas de decisões na hora certa não deixando postergar ações imediatas e produzir atraso da obra.

Dessa forma, é possível gerenciar com precisão o andamento das obras, controlar todos os recursos utilizados, avaliar os equipamentos e a mão de obra, entregar as mesmas dentro dos prazos, manter a satisfação dos colaboradores em cada etapa do processo e produzir com qualidade, reduzindo os desperdícios e as despesas da empresa.

A adoção do “Lean Construction” é de se esperar resultados altamente estratégicos para sua empresa em todos os sentidos bem como a satisfação do Cliente em que isto é o foco desejado, uma vez que a meta alcançada é altamente positiva, desta forma é uma boa ideia considerar a aplicação do “Lean Construction” pela organização. A decisão pode ser determinante para o êxito de sua obra, Empresa, Cliente e para o sucesso de todos.